PROJETO: O Tangram no Ensino Interdisciplinar
Objetivos:
Contextualizar a história do Tangram;
Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;
Trabalhar conceitos de perímetro e área;
Estimular a criatividade;
Familiarizar o aluno com as figuras básicas da geometria.
Justificativa:
O ensino da geometria é de grande importância na escola, mas tem ficado em segundo plano no Ensino Fundamental II e Médio. Assim é preciso resgatar o espaço da geometria na escola, para isso utilizei o tangram, que permite explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidade imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geométria.
Metodologia:
O Projeto tem como base a geometria, com foco nas medidas de perímetro e área de polígonos, desta forma contextualizando com a história do Tangram.
Toda a atividade foi desenvolvida dentro da sala de aula, a princípio os alunos conheceram a história do tangram através de uma apresentação em power point e depois cada aluno criou o seu tangram, para trabalhar os conceitos de geometria, por fim, foi realizada uma exposição dos trabalhos na unidade escolar.
Avaliação:
A avaliação foi feita através da participação e desempenho de cada aluno, já que todo o projeto foi desenvolvido com o meu gerenciamento. Ao término do trabalho, se o aluno foi capaz de desenvolver conceitos de área e perímetro e relações de equivalência entre figuras planas, é sinal que o objetivo foi alcançado.
Recursos:
Os materiais utilizados para o desenvolvimento das atividades foi:
Vídeos;
Apresentação em Power Point;
Papel Colorido;
Lápis, régua, tesoura e cola.
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário