Projetos

PROJETO: O Tangram no Ensino Interdisciplinar


Objetivos:

Contextualizar a história do Tangram;

Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;


Trabalhar conceitos de perímetro e área;


Estimular a criatividade;


Familiarizar o aluno com as figuras básicas da geometria.                                   


Justificativa:


O ensino da geometria é de grande importância na escola, mas tem ficado em segundo plano no Ensino Fundamental II e Médio. Assim é preciso resgatar o espaço da geometria na escola, para isso utilizei o tangram, que permite explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidade imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geométria.


Metodologia:


 O Projeto tem como base a geometria, com foco nas medidas de perímetro e área de polígonos, desta forma contextualizando com a história do Tangram.


Toda a atividade foi desenvolvida dentro da sala de aula, a princípio os alunos conheceram a história do tangram através de uma apresentação em power point e depois cada aluno criou o seu tangram, para trabalhar os conceitos de geometria, por fim, foi realizada uma exposição dos trabalhos na unidade escolar.

Avaliação:

A avaliação foi feita através da participação e desempenho de cada aluno, já que todo o projeto foi desenvolvido com o meu gerenciamento. Ao término do trabalho, se o aluno foi capaz de desenvolver conceitos de área e perímetro e relações de equivalência entre figuras planas, é sinal que o objetivo foi alcançado.

Recursos:

Os materiais utilizados para o desenvolvimento das atividades foi:

Vídeos;


Apresentação em Power Point;


Papel Colorido;


Lápis, régua, tesoura e cola.


Imagens:














Nenhum comentário:

Postar um comentário