Projeto: Educação Financeira

A ideia principal do Projeto Educação Financeira é mostrar que os conhecimentos em finanças são fundamentais na formação do cidadão crítico, consciente de seus direitos e deveres. Vale ressaltar, que o interesse pela matemática financeira deve ser desenvolvido em estudantes a partir do ensino fundamental.

Seu objetivo é criar um vínculo entre o jovem e situações do dia a dia, é claro que tais informações devem ser iniciadas adequadamente, explorando o lúdico, simulações de compras e vendas, entre outras formas agradáveis de estudo.

Os Princípios da Educação Financeira

Princípio 1 – Valorizar
Princípio 2 – Celebrar
Princípio 3 – Obter
Princípio 4 – Gastar
Princípio 5 – Orçar
Princípio 6 – Poupar
Princípio 7 – Emprestar
Princípio 8 – Investir
Princípio 9 – Negociar
Princípio 10 – Equilibrar


Atividades desenvolvidas nas Aulas de Educação Financeira


Jogo: Banco Imobiliário


O objetivo do Banco Imobiliário é “conseguir conquistar a maior fortuna, sendo o único jogador a não ir à falência”, assim, os alunos são estimulados a desenvolver técnicas para administrar as finanças.

Imagens:









Brincando de Banco

Texto de referência: Temas: “Os banqueiros e os bancos” e “O que são juros”. Material em slide.

Objetivos gerais e específicos:
● Mostrar duas situações possíveis para os juros: juros “bons” quando deixamos o dinheiro render e juros “ruins” quando pegamos dinheiro emprestado.
● Conhecer o dinheiro brasileiro do passado e do presente.

Imagens:










Projeto: Meu primeiro negocinho

Objetivos gerais e específicos:
● Criar o primeiro negocinho;
● Apreender a administrar o dinheiro;
● Incentivar o aluno a criar o seu próprio negocinho em casa;
● Trabalhar a questão de lucro;
● Iniciar o processo de elaboração da Horta na Escola.







DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR

“Consumidores somos todos nós”

  É muito importante conhecermos os nossos direitos e deveres para sermos cidadãos lúcidos, críticos e responsáveis e, assim, agirmos melhor no mundo em que vivemos.

Direitos dos Consumidores
  Direito à Informação
Conhecimento dos dados indispensáveis sobre produtos ou serviços para uma decisão consciente.
  Direito a Ser Ouvido
Os interesses dos consumidores devem ser levados em conta no planejamento e execução das estratégias e sistemática das organizações.
  Direito à Segurança
Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  Direito à Escolha
Opção entre vários produtos e serviços com qualidade satisfatória e preços competitivos.
  Direito à Indenização
Reparação financeira por danos causados por produtos ou serviços.
  Direito a um Meio Ambiente Saudável
Defesa do equilíbrio ecológico para melhorar a qualidade de vida agora e preservá-la para o futuro.
  Direito à Educação para o consumo
Meios para o cidadão poderem exercitar conscientemente sua função no mercado.
  Direito a Bens e Serviços Básicos           
Garantia de acesso à alimentação, saúde, educação e habitação.

Deveres do Consumidor
  Dever da solidariedade
Ser solidário com os outros, compreender o mundo numa perspectiva global e interligada.
  Dever da consciência crítica
Questionar, emitir opiniões, tomar atitudes
  Dever de agir
Combater a passividade, ser capaz de intervir.
  Dever de preocupação social
Ter consciência das consequências das nossas opções de consumo, reconhecendo grupos desfavorecidos.
  Dever de consciência ambiental
Compreender as consequências ambientais do consumo e a responsabilidade pessoal e coletiva na conservação dos recursos existentes





Torta na Cara

Aprendendo com diversão. Os alunos foram desafiados a responderem perguntas sobre a disciplina.












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